Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
ATACADO PARA BAZAR E BRECHÓ

Roupas semi-novas e usadas com todo carinho para você !!!

Conheça nossos lotes


Tel (31) 98627-7232

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

Como montar um brechó parte I

Brechós são lojas onde o principal tipo de produto oferecido são roupas e calçados usados, mas conservados.  Este modelo de comércio prega uma economia criativa, consumo consciente e sustentabilidade. 




Os brechós são muito populares nos Estados Unidos e Europa, onde associar peças de época a criações contemporâneas se tornou algo bastante chique. Aqui no Brasil o mercado está em expansão, mas ao mesmo tempo em que se observa a abertura de muitos brechós.. Nota-se também a falência de muitos. Para nós que estamos acostumados a comprar brechós inteiros de portas fechadas, nunca falta alguém oferecendo. Isso se deve muitas vezes pela falta de planejamento e gestão do empresário (a).

Na internet você vai encontrar um milhão de tutoriais de como fazer isso ou aquilo, de que tem que conhecer o mercado e tal.. Não discordamos disso, se você conhecer o mercado ótimo.. Melhor !! Um ponto à frente, mas fazer esta analise de mercado quando se está  começando não é tão simples. Muitas dicas falam para conversar com donas de outros brechós e tirar dúvidas com outros empreendedores desse setor. A realidade: Muitas vezes isso não funciona. Da mesma forma que tem pessoas gracinhas (raras) que vão te auxiliar no que você precisar... na realidade tem é muito mais pessoas que não irão compartilhar o sucesso delas com você. 
Como o mercado está bem concorrido, muitas vezes até desleal, ninguém passa dicas verdadeiras para ninguém, não indica nada para ninguém porque por mais que tenha mercado para todas, não se pode negar que você será uma concorrente de quem tem este tipo de comercio estabelecido. 
Se isso é regra? Não, não é regra, mas acredite no geral não é uma classe tão unida .
 Mas ressalvo que você pode se deparar com pequenos grupos que provam o contrário. 
É muito bonito a pregação de que "vamos nos unir e popularizar os brechós que será ótimo para todas nós !" No entanto, no geral não passa de uma pregação. Essa é uma realidade que ninguém gosta de admitir. Pronto falei!

Mas tudo isso acima, não impede que você:  frequente eventos da área para conhecer o mercado, visite outros brechós, pesquise e tente conversar com outros empreendedores desse setor. Faça uma avaliação sobre o dia a dia desse modelo de negócio e veja se essa coisa de brechó realmente é para você, porque não é simples e fácil como parece.

Então o primeiro ponto que você terá que analisar é o seguinte:
Onde será o seu brechó?
- Na sua casa/ garagem?
- Você vai alugar um espaço?
- Será online?
- Será ambulante?

Você precisa decidir onde será seu ponto de partida para depois passar para o segundo passo, que é escolher o tipo/estilo do seu brechó, para por último fazer seu estoque de mercadoria. 

- Muitas pessoas começam com um bazar e depois se refinam e se tornam um brechó, pois sim há diferença entre uma coisa e outra! Bazar não é a mesma coisa que brechó. Vamos fazer um post futuramente explicando algumas diferenças e colocaremos o link aqui para você. Link do texto onde falamos da diferenças: Brechó x Bazar

Pois bem, caso você escolha abrir na sua casa ou na sua garagem. Por mais que suas peças sejam excelentes, seu comercio será confundido muitas vezes com um bazar.
Vai ser confundido porque o povo brasileiro ainda está se acostumando com a ideia de brechó, a maioria tem na cabeça aquela imagem de roupa usada de bazar beneficente em igreja de você encontra muita coisa boa, mas também encontra muita coisa ruim.
Então mais ainda você terá que organizar e harmonizar este ambiente que você escolheu bem direitinho. 

Ponto positivo: Você vai reduzir os custos e para quem está começando é ótimo!
Ponto negativo: vai ser confundido com bazar popular o tempo todo especialmente por pessoas próximas e conhecidas as quais vão querer suas peças de graça praticamente.

- Por estar trabalhando em casa, algumas pessoas podem achar que não é trabalho e te criticar (é a realidade).

- Misturar vida pessoal e profissional por dividirem o mesmo espaço.

O aluguel de um espaço, uma loja em ponto comercial é mais indicado para brechó físico. Já dá aquela impressão de algo melhor. Mas você já pensou no ponto? Já olhou se terá condições de arcar com aluguel, água, luz, IPTU,  alimentação se for longe da sua casa. Pois é, tem que pesar tudo isso antes de decidir. Ok?!
Ponto positivo: Maior visualização e chances de venda 
Ponto negativo: Os gastos para manter o espaço. Nem todo mundo se programa para os gastos de manter um espaço físico.

Se for online, você vai precisar de uma internet boa e tempo, porque ficar postando consome muito tempo. Se for montar um brechó com espaço físico, você pode conciliar um online também sem problema.
Ponto positivo: Maior visibilidade e aumenta as chances de venda.
Ponto negativo: Ser mais um anúncio dentre tantos outros, a concorrência na internet está demais, todo mundo querendo vender e poucos querendo comprar. Então tem que pensar em algo para se diferenciar. 

Se for ambulante a melhor maneira são as feiras e espaços coletivos. Em Belo Horizonte e região têm vários espaços. Faremos post futuro para vocês também e colocaremos os links aqui. 
Ponto positivo: Chance de alcançar publico diverso
Ponto negativo: Gastos. Valores para participar destes eventos, logística, alimentação e mão de obra.

Então por hoje vamos deixar você pensando sobre isso, anota em um papel os pontos positivos e negativos de cada modelo de negócio e semana que vem partiremos para o próximo passo.

Comentários construtivos são muito bem vindos aqui ! Então deixe sua opinião... você sendo iniciante ou experiente, toda troca de informação é importante.

Abraço para vocês, 
Equipe Ambiente Bazar
(31) 98627-7232 


Obs: Para quem já está na etapa de montagem de estoque, temos excelentes fardos fechados e abertos para abastecer seu brechó.


3 comentários:

Yara disse...

Adorei a matéria! Já tenho um brechó on-line e as vezes penso em ter um espaço físico, mas como já tive loja e sei que ter um espaço te prender muito a não ser que tenha um funcionário, me faz desistir.

Yara disse...

Adorei a matéria! Já tenho um brechó on-line e as vezes penso em ter um espaço físico, mas como já tive loja e sei que ter um espaço te prender muito a não ser que tenha um funcionário, me faz desistir.

Yara disse...

Adorei a matéria! Já tenho um brechó on-line e as vezes penso em ter um espaço físico, mas como já tive loja e sei que ter um espaço te prender muito a não ser que tenha um funcionário, me faz desistir.

  © Blogger templates Psi by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP